Tecnologia, ao pronunciarmos essa expressão logo nos vêem ä mente o computador, a máquina, a ferramenta, o domínio do homem sobre a natureza utilizando-se do conhecimento ou de algum material físico para intervir e dominá-la.
Quando paramos um pouco e pensamos mais, logo lembramos dos meios de comunicação social da brevidade das notícias, do telefone celular que tão minúsculo aparelho, possui tamanha função, abrangência ou possibilidade de conectar-se instantaneamente e transmitir as mensagens para tantos lugares do planeta. A televisão a cabo, a digital, o micro ondas e tantas outras máquinas, modernas, atraentes, verdadeiros objetos de cobiça especialmente para o público jovem. Mas poderíamos refletir sobre o que de bom nos fornecem? A serviço de quem utilizamos tantas ferramentas modernas; até que ponto facilita a vida e nos ajudam a preservar o ambiente?
Diante de algumas vivências não podemos deixar de constatar sobre o que levou o ser humano a esse nível de produção. Será o conhecimento, da engenharia, da ciência, da arte, da educação, qual área do conhecimento produziu tamanho feito para a humanidade? Qual a sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos e da preservação do ambiente, afinal a tecnologia está na roupa, no perfume, nos remédios, nos materiais que usamos, nos alimentos que consumimos, em praticamente todas as atividades que desenvolvemos.
O que técnica? O que significa o termo “logia”? Juntando os termos temos a expressão tecnologia. Ela nos trouxe benefícios? E que problemas ela pode ter causado?Ao tentar definir o termo tecnologia nos deparamos com uma gama de conceitos “tratado das artes em geral, explicação dos termos técnicos que referm-se a uma arte ou uma ciência” Dicionário Globo, (1991). É o termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento.
Para Marx: “a tecnologia revela o modo de proceder do homem com a natureza o processo imediato de produção de sua vida material e assim elucida as condições de sua vida social e as concepções mentais que delas decorrem.”(Marx, apud Ruy Gama, 1987,p.208) . Neste sentido, a tecnologia identifica-se como o modo de viver de uma sociedade, ela revela seus hábitos, costumes, modos de produção, economia, de moradia, alimentação e muitos outros aspectos significativos de uma coletividade.
A concepção que temos de educação, de sociedade, de homem, revela o conceito e as práticas tecnológicas que adotamos e por conseqüência os fundamentos, o conhecimento e a sua linguagem, seu modo de intervir no ambiente.
Tecnologia do Grego, tekhno (de tekhné arte) “é o termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e /ou utilizados a partir de tal conhecimento e dependendo da contextualização pode ser: “as ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas; As técnicas, conhecimentos, métodos, proporcionando desta forma uma evolução nas atividades humanas.
Podemos afirmar que a tecnologia é uma grande aliada e tem sido a área mais desafiadora para os jovens talentos da própria organização porque desafiados a criar, produzir e socializar conhecimentos estão respondendo e superando as expectativas, curiosos, estão (re)inventando, ensinando e aprendendo nesta tarefa pedagógicas de diuturnamente socializar os conhecimentos, contribuir para a formação humana e profissional, produzir materiais didático pedagógicos, e instrucionais, divulgar e promover os programas e projetos desenvolvidos. E elaborar os que queremos implementar.
Poderíamos pensar na tecnologia a serviço da preservação, da qualidade de vida, e neste sentido, todos temos muito á aprender e muito á ensinar. Na educação a tecnologia baseia-se no uso do computador, do vídeo, do DVD, porém os educadores sabem que estes meios ou instrumentos estão a serviço para reforçar os conceitos e conhecimentos e concepções que os educandos já possuem e estão ratificando. O processo inovador está na rapidez, na facilidade do manuseio, na pesquisa interativa, na socialização do saber. A tecnologia na educação tem a função de estar a serviço do trabalho solidário, interdisciplinar a serviço da transformação da sociedade como uma das linguagens que os seres humanos utilizam como comunicação social.
Quando paramos um pouco e pensamos mais, logo lembramos dos meios de comunicação social da brevidade das notícias, do telefone celular que tão minúsculo aparelho, possui tamanha função, abrangência ou possibilidade de conectar-se instantaneamente e transmitir as mensagens para tantos lugares do planeta. A televisão a cabo, a digital, o micro ondas e tantas outras máquinas, modernas, atraentes, verdadeiros objetos de cobiça especialmente para o público jovem. Mas poderíamos refletir sobre o que de bom nos fornecem? A serviço de quem utilizamos tantas ferramentas modernas; até que ponto facilita a vida e nos ajudam a preservar o ambiente?
Diante de algumas vivências não podemos deixar de constatar sobre o que levou o ser humano a esse nível de produção. Será o conhecimento, da engenharia, da ciência, da arte, da educação, qual área do conhecimento produziu tamanho feito para a humanidade? Qual a sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos e da preservação do ambiente, afinal a tecnologia está na roupa, no perfume, nos remédios, nos materiais que usamos, nos alimentos que consumimos, em praticamente todas as atividades que desenvolvemos.
O que técnica? O que significa o termo “logia”? Juntando os termos temos a expressão tecnologia. Ela nos trouxe benefícios? E que problemas ela pode ter causado?Ao tentar definir o termo tecnologia nos deparamos com uma gama de conceitos “tratado das artes em geral, explicação dos termos técnicos que referm-se a uma arte ou uma ciência” Dicionário Globo, (1991). É o termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento.
Para Marx: “a tecnologia revela o modo de proceder do homem com a natureza o processo imediato de produção de sua vida material e assim elucida as condições de sua vida social e as concepções mentais que delas decorrem.”(Marx, apud Ruy Gama, 1987,p.208) . Neste sentido, a tecnologia identifica-se como o modo de viver de uma sociedade, ela revela seus hábitos, costumes, modos de produção, economia, de moradia, alimentação e muitos outros aspectos significativos de uma coletividade.
A concepção que temos de educação, de sociedade, de homem, revela o conceito e as práticas tecnológicas que adotamos e por conseqüência os fundamentos, o conhecimento e a sua linguagem, seu modo de intervir no ambiente.
Tecnologia do Grego, tekhno (de tekhné arte) “é o termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e /ou utilizados a partir de tal conhecimento e dependendo da contextualização pode ser: “as ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas; As técnicas, conhecimentos, métodos, proporcionando desta forma uma evolução nas atividades humanas.
Podemos afirmar que a tecnologia é uma grande aliada e tem sido a área mais desafiadora para os jovens talentos da própria organização porque desafiados a criar, produzir e socializar conhecimentos estão respondendo e superando as expectativas, curiosos, estão (re)inventando, ensinando e aprendendo nesta tarefa pedagógicas de diuturnamente socializar os conhecimentos, contribuir para a formação humana e profissional, produzir materiais didático pedagógicos, e instrucionais, divulgar e promover os programas e projetos desenvolvidos. E elaborar os que queremos implementar.
Poderíamos pensar na tecnologia a serviço da preservação, da qualidade de vida, e neste sentido, todos temos muito á aprender e muito á ensinar. Na educação a tecnologia baseia-se no uso do computador, do vídeo, do DVD, porém os educadores sabem que estes meios ou instrumentos estão a serviço para reforçar os conceitos e conhecimentos e concepções que os educandos já possuem e estão ratificando. O processo inovador está na rapidez, na facilidade do manuseio, na pesquisa interativa, na socialização do saber. A tecnologia na educação tem a função de estar a serviço do trabalho solidário, interdisciplinar a serviço da transformação da sociedade como uma das linguagens que os seres humanos utilizam como comunicação social.